AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR NOTÍCIAS, ARQUIVOS PARA BAIXAR E OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO FUTSAL.  TUDO QUE É PUBLICADO AQUI É COM INTUITO DE DIVULGAR E FAVORECER O CRESCIMENTO DO FUTSAL MUNDO A FORA. BOA PESQUISA.

 

Convidado por Doni para jogar no Botafogo-SP, Falcão diz que topa, mas avisa: "Depende do patrão"

Do UOL, em São Paulo 01.02.13

Em sua coletiva de apresentação no Botafogo de Ribeirão Preto, o goleiro Doni, ex-Roma, Liverpool e seleção brasileira, revelou que pretende convidar antigos jogadores do Tricolor, como o zagueiro Bordon e o lateral Cicinho, além do astro do futsal Falcão, para vestir a camisa botafoguense no Paulistão-2014, campeonato que vai marcar a despedida do arqueiro dos gramados.

Em contato com o UOL Esporte, Falcão se animou com a possibilidade de atuar novamente no futebol de campo - experiência que ele viveu no São Paulo, em 2005 - mas avisou: tudo depende da liberação da Intelli/Orlândia, já que os calendários da Liga Futsal e do Campeonato Paulista entram em conflito.

"O Doni é como um irmão pra mim. Sobre a conversa dele, ele é um palhaço, me ligou antes da coletiva para dizer que ia me convidar, mas achei que era brincadeira. Pelo jeito, ele falou sério. Tem que falar com o seu Vincenzo (Spedicato, presidente da honra da Intelli), porque os calendários batem. Tudo depende da palavra do patrão. Se ele achar interessante, eu jogaria com muito prazer", disse Falcão.

"Mas teria que ser apenas um ou dois jogos, para de alguma forma ajudar o Botafogo e o esporte da região. Seria um auxílio, não poderia assumir o compromisso de jogar o campeonato inteiro", completou o ala, campeão da Liga Futsal 2012 com a equipe de Orlândia.


 30/11/2012 

Após encontro com Blatter, Falcão será nomeado pela Fifa como embaixador mundial do futsal

Do UOL, em São Paulo

O craque do futsal Falcão e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se encontraram nesta sexta-feira, em São Paulo, e debateram ideias para o desenvolvimento da modalidade no mundo. O mandatário disse que pretende usar a influência do brasileiro para que, assim que o jogador encerrar a carreira, passe a atuar como embaixador do esporte no planeta.

"Naturalmente, quero usar seus serviços como embaixador da Fifa, para essa modalidade muito importante em todo o mundo. Gostei muito de encontrá-lo. Juntos, vamos formar uma equipe e promover o futsal no mundo inteiro", declarou Blatter.

O suíço ainda exaltou Falcão por ter comandado a seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de futsal, que ocorreu de 1º a 18 de novembro, na Tailândia, após superar vários problemas, como uma lesão na panturrilha e uma paralisia facial.

"Para mim, é uma grande honra encontrar esse grande jogador de futsal, especialmente agora, depois da conquista da seleção brasileira no Mundial, e depois que o encontrei na Tailândia, em um momento difícil para sua saúde e mesmo assim ter se transformado em um dos grandes heróis do futsal", afirmou o presidente da Fifa.

Falcão, por sua vez, se disse lisonjeado com o convite da Fifa e revelou que seus planos para o futuro incluem algo ligado ao esporte e que a proposta vem de encontra a isso.

"Vivo para o esporte, amo o esporte e depois que parar quero continuar participando ativamente desse mundo, de alguma forma, essa maneira seria excepcional, fico muito feliz de ouvir essas palavras do presidente e espero muito poder ser útil a ele", discursou o camisa 12 da Intelli/Orlândia e da seleção brasileira.

Também foi discutido na reunião a possibilidade do ala estar presente e receber uma homenagem especial em Zurique, na Suíça, no dia 7 de janeiro de 2013, quando será realizada a cerimônia da Bola de Ouro e serão entregues os prêmios de melhor jogadora, melhor treinador, gol mais bonito, melhor jogador do ano, prêmio presidencial da Fifa e o prêmio fair play.

 15/05/2012 - 06h00

Perto de recorde histórico, Falcão mira 400 gols pela seleção e pode entrar para o Guinness

Luiz Paulo Montes 
Do UOL, em São Paulo

O dia 15 de maio de 2012 pode entrar para a história de Falcão e do esporte brasileiro. Aos 34 anos, o jogador de futsal pode se tornar, nesta terça-feira, o  maior artilheiro de todos os tempos envolvendo uma modalidade coletiva do futebol (campo, salão e areia). Com 336 gols, ele está empatado com Neném, ex-atleta da seleção de futebol de areia. Em um amistoso contra a Costa Rica, em Alagoas, às 20h30, ele fará seu jogo de número 200 com a camisa verde e amarela, e pode chegar ao gol 337, recorde histórico e que pode ser eternizado.

MAIORES ARTILHEIROS DE SELEÇÕES

Neném - Futebol de Areia336 gols
Falcão - Futsal336 gols
Júnior Negão - Futebol de Areia318 gols
Jorginho - Futebol de Areia299 gols
Manoel Tobias - Futsal276 gols
Pelé - Futebol71 gols
Ronaldo - Futebol62 gols

"É especial completar 200 jogos e ainda poder quebrar um recorde. Tenho essa sorte de conseguir juntar as duas coisas. São números incontestáveis, que ficarão para sempre. É um número que nós temos que valorizar e, claro, é muito legal para o futsal também", festejou o camisa 12. Para chegar ao recorde nesta noite, basta que Falcão mantenha sua média de gols pela seleção - os 336 gols marcados em 199 resultam em uma média de 1,68.

Algumas pessoas próximas a Falcão estudam até mesmo a possibilidade da marca, assim que quebrada, ser eternizada no Guinness Book, o livro dos recordes. O primeiro passo, que era comprovar a veracidade dos números, já foi dado. O experiente jogador, no entanto, garante que não fica ansioso para ultrapassar mais um recorde. Segundo ele, a tensão atrapalha. "Quando você força, pensa nisso, parece que as coisas não acontecem. Vou entrar para jogar naturalmente, e até conto com a possibilidade de não conseguir neste jogo. Mas só preciso manter minha média", brincou Falcão. 

Atuando pela seleção desde 1998, o craque, eleito duas vezes melhor do mundo pela Fifa (2004 e 2008) sabe que fazer mais 336 gols é impossível de acontecer. Mas a próxima meta já está traçada: chegar aos 400 gols. E, para isso, ele estima que precisaria de mais um ano com a camisa do Brasil, pelo menos. A permanência na equipe, porém, ainda não é garantida em 2013. O craque condiciona o "fico" ao título do Campeonato Mundial, que será disputado neste ano. Caso a medalha de ouro seja conquistada, a permanência estará assegurada por mais um ou dois anos. Se o título não chegar, o futuro deverá ser repensado pelo camisa 12.

"Eu já fiz 95% do que tinha que fazer pela seleção brasileira. Chega uma hora que você tem que dar espaço para a nova geração também. Se a gente for campeão, quero curtir, viajar pelo mundo espalhando essa conquista. Se não for, vou pensar, e talvez tenha chegado a hora de abrir espaço", finalizou.

 

Craque Falcão foi o destaque na vitória do Santos por 3 a 2 sobre o Minas, fora de casa

Craque Falcão foi o destaque na vitória do Santos por 3 a 2 sobre o Minas, fora de casa

08/08/2011 - 22h58

Corinthians arranca empate no final e Santos vence com 2 de Falcão na Liga Futsal

Do UOL Esporte

 

Os dois times que representam os grandes de São Paulo na segunda fase da Liga Futsal não decepcionaram na noite desta segunda-feira. Apesar do tropeço em casa, o Corinthians/São Caetano/Unip conseguiu um empate com gosto de vitória no Parque São Jorge, diante do forte Carlos Barbosa, por 2 a 2. Já o Santos/Cortiana contou com dois gols de Falcão para vencer o V&M Minas por 3 a 2, longe de seus domínios.

A partida do Corinthians só foi definida a menos de um minuto do fim, quando Paulinho Japonês marcou o segundo gol dos anfitriões, que começaram o segundo tempo perdendo por 2 a 0. Danilo fez o outro gol corintiano, enquanto Rodrigo e Leandrinho marcaram para o Carlos Barbosa, que vinha de duas vitórias na segunda fase.

A igualdade deixou o Corinthians com cinco pontos, na vice-liderança do Grupo B, justamente atrás da equipe gaúcha, e por isso foi tão valorizada pelo elenco corintiano. “O time no geral foi bem. Falhou em lances isolados, mas conseguiu buscar o empate. Não se pode jogar um ponto fora contra o Carlos Barbosa, mesmo jogando em casa”, avaliou Paulinho Japonês.

O Santos, por sua vez, também não teve vida fácil diante do Minas, em Belo Horizonte. O craque Falcão chegou a marcar duas vezes, mas os santistas sofreram o empate e o triunfo veio a menos de 50 segundos do estouro do cronômetro, com o gol salvador de Pixote. A vitória deixou o Santos na liderança do Grupo A, com sete pontos.

Apesar dos finais emocionantes em São Paulo e na capital mineira, a partida entre Poker/PEC e Intelli/Orlândia, em Petrópolis (RJ), foi a que teve mais gols. O empolgante empate por 5 a 5 entre as equipes as deixou também com o mesmo número de pontos - cinco -, nas primeiras posições do Grupo C. Pela mesma chave, o São José/ValeSul Shopping bateu o Hipper Freios/Unisul por 2 a 1, fora de casa, em Tubarão (SC).

 

02/06/2011 

Carlos Barbosa conquista Libertadores de futsal ao bater paraguaios

Equipe gaúcha vence os donos da casa e garante seu terceiro título continental



Luciano Bergamaschi/CBFS
  Gaúchos garantiram vaga na Copa América

O Brasil segue hegemônico no futsal Sul-Americano. Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, os gaúchos do Carlos Barbosa conquistaram o seu terceiro título da Copa Libertadores da América de Futsal, Zona Sul. A conquista aconteceu após uma vitória por 4 a 1, nos paraguaios do Atletico Paranaense, na cidade de Encarnación, no Paraguai.

Acompanhe o site Justiçadesportiva.com.br também pelo Twitter!

Em um estádio completamente lotado, a equipe laranja buscou a virada para levantar o troféu, já que aos 4 minutos, Sallas abriu o placar, de pênalti para os donos da casa. Ainda na etapa inicial, os brasileiros reagiram e passaram a frente, com Rodrigo e Leandrinho.

No segundo tempo, Marcênio marcou o terceiro e Thiaguinho fechou a conta para o Carlos Barbosa. Com o resultado, os gaúchos conquistaram vaga para disputar a vaga na Copa América, com adversário ainda a definir.

Na temporada 2011, o Carlos Barbosa conquista seu segundo título, somando à conquista inédita da Superliga de Futsal, em março. Além disso, o time laranja esteve na final do Mundial de Clubes FIFA, na Espanha, conquistando o vice-campeonato.

Confira abaixo a campanha do campeão:

1ª Fase
4 x 0 Kimberley (ARG)
3 x 0 Nacional (URU) 
4 x 1 Atletico Paranaense (PAR)

Semifinais
3 x 0 Boca Juniors-ARG

Final
4 x 1 Atletico Paranaense

 

25/05/2011 17h11 

Falcão é cortado da seleção brasileira que vai disputar o Torneio da China

Com lesão no adutor da coxa, craque vai ficar duas semanas em tratamento

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 
falcão santos futsal (Foto: CBFS/divulgação)
Com lesão na coxa, o craque Falcão está fora do
Torneio da China (Foto: CBFS/divulgação)

A seleção brasileira de futsal tem mais uma baixa para o Torneio da China, que começa na próxima quarta-feira (1º/6), em Hangzhou. Depois dos cortes do ala Danilo e do pivô Simi, que não foram liberados pelo Corinthians, o ala Falcão também não vai poder seguir com a delegação canarinho. O ala teve uma lesão na coxa. Para seu lugar foi chamado o ala Dyego, do Marechal Rondon-PR.

Falcão sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa, no domingo, diante do Brasília, pela Liga Futsal 2011. A recuperação vai durar duas semanas, o que impossibilita sua participação no torneio em terras asiáticas.

O Brasil tenta o bicampeonato, uma vez que no ano passado levantou a taça da competição disputada no mesmo local. Desta vez, no entanto, serão quatro adversários: China, Japão, Romênia e Irã (no ano passado o torneio foi disputado com total de quatro seleções). A estreia do Brasil será diante dos iranianos, no dia 1º. Na sequência, o time verde-amarelo enfrentará a Romênia, Japão e, por fim, os donos da casa, respectivamente nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A delegação brasileira se apresenta no final da noite desta quinta-feira (26/5), em Guarulhos-SP. A viagem para China está marcada para sexta-feira (27/5).

Confira a lista de convocados:

Goleiros
Djony – Santos/Cortiana (SP)
Léo Oliveira – Marechal Rondon (PR)

Fixos
Leco – Joinville (SC)
Marinho – Orlândia (SP)
Neto – Santos (SP)

Alas
Jackson – Santos (SP)
Dyego – Marechal Rondon (PR)
Gadeia – Marechal Rondon (PR)
Murilo – Joinville (SC)
Pixote – Santos (SP)

Pivôs
Jé – Santos (SP)
Valdin – Santos (SP)
Lukaian – TTG Ugra/Gazprom (Rússia)

26/04/2011 - 21h19

Sob olhar de Muricy, Santos vence São Paulo em clássico 'prévio' no futsal

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em uma partida com muitos gols e observada pelo técnico Muricy Ramalho, do Santos, a equipe santista venceu o São Paulo por 8 a 6 pelo Campeonato Paulista de futsal, a apenas quatro dias do duelo das duas equipes na semifinal do Paulista de futebol.

CORINTHIANS VENCE PELA LIGA FUTSAL

Pela Liga Futsal, o Corinthians venceu o Peixe/Mazza, em Brasília, por 2 a 1 na única partida realizada nesta terça-feira contando com gols de Simi e Arthur, enquanto Marlon descontou para a equipe anfitriã nos momentos finais.

Com a vitória o Corinthians ocupa a quarta colocação com 17 pontos na Liga Futsal, que tem o Santos como líder, com 22 pontos somados.

O São Paulo começou a partida na frente no placar, mas o equilíbrio logo prevaleceu e o Santos contou com Valdin e Falcão para deixar a partida empolgante para os torcedores.

O Santos chegou a abrir 6 a 3 no segundo tempo e parecia perto da vitória, mas o São Paulo ainda tirou a diferença e conseguiu chegar ao empate. Após obter o desempate, o Santos aproveitou um contra-ataque após sofrer pressão do rival e definiu o placar marcando o seu oitavo gol com Falcão.

“Fazia tempo que eu não via uma partida com tantos lances de gol. Para quem está assistindo ao jogo é isso aí. A tática não existiu, foi a parte técnica. Parabéns aos times pelo show”, afirmou Falcão após o jogo em entrevista para a ESPN Brasil.

O principal jogador da equipe santista e também do futsal brasileiro, Falcão tratou de elogiar o nível do Campeonato Paulista e espera equilíbrio na competição.

“É o paulista mais forte da historia. Hoje tem sete equipes de Liga Nacional, todas estão fazendo uma campanha fantástica. A gente sabe que nenhum time de São Paulo ganhou a Liga Futsal, mas esperamos que isso aconteça”, completou Falcão.

 

 

ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE FUTSAL PARA 2011

REGRA 3 – O NÚMERO DE JOGADORES

Jogadores

O jogo não começará se uma das equipes tiver menos de três jogadores.

Outras partidas

Nas partidas de Seleções “A” poderá utilizar um máximo de dez substitutos.

Nas demais partidas poderão utilizar um numero maior de substitutos, sempre que:

  • As equipes em questão cheguem a um acordo sobre o número máximo
  • Seja informado aos árbitros antes do inicio da partida.

Caso os árbitros não tenham sido informados, ou não tenham chegado a um acordo antes do inicio da partida, não será permitido mais de dez substitutos.

REGRA 7 – A DURAÇÃO DA PARTIDA

Finalização dos períodos

Caso a bola já tenha sido chutada até um dos gols, os árbitros esperarão que finalize o lançamento executado antes do apito ou sinal acústico do cronometrista. O período será finalizado quando:

  • A bola vá diretamente ao gol e se anote um gol.
  • A bola saia dos limites da superfície de jogo.
  • A bola toque o goleiro, os postes, o travessão ou o solo e cruze a linha do gol e se anote um gol.
  • A bola toque a qualquer outro jogador que não seja o goleiro depois de que tenha sido chutada ao gol adversário, e nenhuma infração tenha sido cometida, que obrigue a repetir a execução de um tiro livre direto ou de um tiro penal, ou que, durante a trajetória da bola, uma das equipes não cometa uma infração sancionada com um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, ou um tiro penal.
  • O goleiro defensor detenha a bola, ou este rebote nos postes ou no travessão e não cruze a linha do gol.

REGRA 12 – FALTA E MÁ CONDUTA

 Faltas aplicadas com um tiro livre indireto

Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária caso um goleiro cometer uma das seguintes quatro infrações:

  • Controlar a bola com as mãos ou os pés em sua própria metade da quadra de jogo durante mais de quatro segundos.
  • Após jogar a bola, volta a tocar em sua própria metade da quadra de jogo após o passe voluntario de um companheiro, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um adversário.
  • Tocar a bola com as mãos em sua própria área penal depois de um jogador de sua própria equipe tenha devolvido com o pé.
  • Tocar a bola com as mãos em sua própria área penal depois de tê-la recebido diretamente de uma lateral lançada por um companheiro.

-  Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível — agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.

REGRA 15 – TIRO LATERAL

 Para a cobrança do Tiro Lateral a bola deve estar imóvel e colocada em cima da linha lateral ou do lado de fora a uma distância não superior a 25 centímetros.

 

 

06/01/2011 - 18h44

Seleção brasileira de futsal anuncia convocados para amistosos contra Rússia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção brasileira de futsal anunciou nesta quinta-feira os convocados para os primeiros compromissos da equipe em 2011. Os 12 atletas relacionados enfrentarão a Rússia em dois amistosos, programados para os dias 17 e 19 de janeiro, respectivamente nas cidades de Ekaterimburgo e Tyumen.

O técnico Marcos Sorato optou por chamar atletas que atuam fora do Brasil. A única exceção é o fixo Neto, que se transferiu recentemente para o recém-criado Santos/Cortiana.

A principal novidade da convocação é o retorno do pivô campeão mundial Betão. Atualmente atuando na Inter Movistar, da Espanha, o jogador ainda não havia sido chamado desde que Marcos Sorato assumiu o comando da seleção.

“Iniciaremos um ano fundamental. Entramos em um período importante para a preparação da seleção para a Copa do Mundo de 2012”, disse o supervisor de seleções da Confederação Brasileira, Reinaldo Simões.

Confira os convocados para os amistosos contra a Rússia:

Goleiros:
Cidão - Caja Segovia (Espanha)
Tiago - TTG Ugra/Gazpron (Rússia)

Fixos
Neto - Santos/Cortiana (SP)
Rafael - Xacobeo Lobelle Santiago (Espanha)

Alas
Fernandinho - Dínamo Moscou (Rússia)
Vinícius - El Pozo Múrcia (Espanha)
Xuxa - Tyumen (Rússia)
Gabriel - Inter Movistar (Espanha)
Igor - Barcelona (Espanha)

Pivôs
Wilde - Barcelona (Espanha)
Betão - Inter Movistar (Espanha)
Lukaian - TTG Ugra/Gazpron (Rússia)

 

24/08/2010 - 20h49

Brasil repete placar e escancara soberania contra Argentina no futsal

 

 

Se existe um esporte em que os brasileiros sabem ganhar dos argentinos, este é o futsal. Nesta terça-feira em Anápolis (GO), o Brasil repetiu o placar de 6 a 1 no amistoso contra a Argentina e escancarou a soberania contra os hermanos neste esporte.

Murilo foi o principal goleador da seleção brasileira ao anotar dois gols na partida. Falcão, Lenísio, Darlan e Neto completaram o placar. Barreto descontou para os argentinos.

Com o gol anotado nesta terça, Falcão ficou mais perto da marca de 300 pela seleção brasileira. O artilheiro do Brasil brincou ao falar que a marca será atingida somente no Grand Prix. “Guardei para o Grand Prix, que terá grandes equipes e será um mini mundial”, declarou para o Sportv.

O jogo também foi especial para Neto, que deixou a sua marca no dia em que completou 100 partidas com a camisa da seleção brasileira. O gol, último do duelo, contou com a ajuda do goleiro Santiago Elias.

Mas o gol mais bonito foi marcado pelo jovem Darlan, que fez fila na defesa da Argentina e deixou a sua marca. O jogador comemorou ter reagido no duelo desta terça. “Não entrei bem na outra partida, não havia mostrado meu jogo, mas nesse ajudei a equipe a conseguir uma boa vitória”.

 

22/04/2010 - 07h00

Agora 'vovôs', Falcão e Lenísio mudam de ideia e almejam o Mundial de 2012

Renan Prates

Em 2008, ano que a seleção brasileira conquistou no Rio de Janeiro o campeonato mundial, o ala Falcão e o fixo Lenísio tinham o mesmo pensamento de que não chegariam a disputar o Mundial de 2012. Dois anos depois e mantido o desempenho em alto nível, a dupla da Malwee Jaraguá mudou de ideia e pensa em estar na Cingapura daqui dois anos.

FALCÃO COBRA MAIS PROTAGONISMO

  • Beto Costa/CBFS

    Ele é indiscutivelmente o maior representante do futsal no Brasil na atualidade. No entanto, aos 32 anos, o ala Falcão reconhece que está ficando velho. Na entrevista que concedeu ao UOL Esporte o jogador falou da nova geração. O craque da Malwee Jaraguá observou que não possui súditos à sua altura, algo que o deixa preocupado.

 

 

    “O título em 2008 me deu uma motivação extra. Quando estou na seleção brasileira sempre tenho uma motivação máxima que eu consegui manter até agora. Depende do treinador, mas eu acredito nisso”, declarou Lenísio.

“Me vejo indo até 2012 sim, porque estou muito animado, principalmente agora com o Pipoca de treinador...Seleção é momento, e hoje o meu momento é excelente”, emendou Falcão.

Vale lembrar que tanto Falcão quanto Lenísio estarão em idade avançada em 2012 – o ala terá 35 anos, enquanto o pivô completará 36. Ambos fazem parte da geração que encantou o mundo do futsal, mas parou na Espanha em dois Mundiais (2000 e 2004) se vingando no último.

Questionado sobre o assunto, o atual treinador da seleção brasileira Marcos Sorato, o Pipoca (ex-auxiliar do antecessor PC de Oliveira), reconheceu a importância da dupla da Malwee para a nova seleção brasileira e deu a entender que irá contar com os dois em 2012.

“A gente veio agora do Sul-Americano onde o artilheiro foi o Lenísio e o vice foi o Falcão. Jogaram todos os jogos, sem lesão, condição física muito boa. O talento a gente já conhece, então enquanto eles tiverem numa condição física boa e motivados com certeza vão ter o seu lugar na seleção”, decretou o treinador.

Quem quer ‘pegar carona’ nesta tendência é o pivô Vander Carioca. O jogador, que retornou este ano para o futsal brasileiro, quer regressar também para a seleção brasileira, mesmo sabendo que não é mais um menino.

“Estando mais próximo do Brasil, acho que isso facilita para dar continuidade ao meu trabalho. Estou com 33 anos. Acho que ainda posso jogar dois, três anos em alto nível. Agora é rezar para que não tenha lesões, porque nessa idade dificulta a recuperação”, confessou.

ABAIXO , VOCÊ PODE TER ACESSO ÀS ÚLTIMAS MUDANÇAS NAS REGRAS DE FUTSAL 

ALGUNS LINKS INTERESSANTES :

www.futsaldobrasil.com.br

http://www.futsalpiaui.com.br/

http://www.pedagogiadofutsal.com.br/

http://www.futsalbrasil.com.br/

http://www.portaldofutsal.com/

A necessária transgressão Maio/2009

Wilton Carlos de Santana
Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)
Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)
 

     Se aos técnicos cabe a missão de, antecipadamente, durante os treinos, definirem os planos de ação dos jogadores, então o jeito de as equipes atuarem corresponde, em parte, à maneira daqueles raciocinarem o jogo. Como planos de ação entrariam, por exemplo, os princípios do sistema defensivo, o comportamento ofensivo coletivo diante da defesa adversária, as estratégias para as situações de bola parada etc. Até aí nada de novo, mas não pode passar despercebido o fato de que, exatamente por essa influência singular, o técnico tem de se manter constantemente atualizado, o que passa por assistir e estudar muitos jogos. Essa dedicação beneficiará os jogadores. Enquanto o técnico inquieto melhora os jogadores, o acomodado os atrasa.

     Antes que alguém pense, pelo exposto, que os jogadores farão exatamente tudo o que os técnicos preestabelecerem, alerto que isso seria impossível, pois se trata de jogo, que tem na imprevisibilidade sua característica mais peculiar. Por isso escrevi que “em parte” o jogo da equipe corresponde ao pensamento do técnico. Acontecerá sempre algo mais por que os jogadores entrarão em quadra “vestidos” com os planos do técnico, mas também de “si mesmos”, isto é, da sua individualidade, alicerçada nas suas experiências.


“O jogador transgredirá, em alguma medida, o plano antecipadamente traçado pelo técnico, o que não exclui atuar sob sua influência. É uma transgressão necessária”.


     Se houve compreensão até aqui, posso facilmente acrescentar que o técnico inventa um modelo de jogo (um jeito de jogar). Este será do tamanho da sua compreensão sobre o jogo. A meu ver, tanto melhor o modelo quanto mais incrementar, por um lado, o que os jogadores têm de melhor, isto é, suas virtudes e por outro lado lhes mascarar os defeitos. No entanto, mesmo sob um bom modelo de jogo, jogar será sempre mais complexo do que as idéias dos técnicos. Sempre as extrapolará.

     O jogador, que é quem joga, transgredirá (irá além), em alguma medida, o plano antecipadamente traçado pelo técnico. Isso não exclui atuar sob sua influência. Cada um na sua. O técnico cria o modelo e o jogador a atitude. O técnico antecipa alguns planos para facilitar aos jogadores jogar e estes têm a difícil missão de solucionar problemas que ninguém previu que aconteceriam. O técnico dá os contornos para a atuação tática do jogador. O técnico coloca o jogador na quadra na posição certa e o insere num modelo de jogo ofensivo e defensivo. A partir daí é por conta do jogador.

     O jogador inteligente jogará sob estratégias do técnico, mas dará vazão às suas próprias idéias, sem que isso comprometa o seu desempenho e o da equipe. É uma transgressão necessária. O jogador mediano não consegue fazer isso. Ele joga, exclusivamente, para cumprir ordens e se não acaba, por completo, comprometendo seu rendimento, sempre frustra o desejo do espectador de ver, no jogo, algo surpreendente. O técnico comum e o jogador mediano vão à quadra para trabalhar. Deveriam jogar. É o que fazem os grandes técnicos e os craques. Por isso diferenciam-se.

Versatilidade, um Novo Paradigma para Ensinar Futsal

Wilton Carlos de Santana
Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)
Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)
 

No futsal, o técnico deve se preocupar, quando da montagem da sua equipe, em contar com um elenco de qualidade para ocupar as posições de goleiro, fixo, alas e pivô. Deve, também, ater-se a contratar atletas que possuam características duplas ou múltiplas quanto ao posicionamento e função. Em outras palavras, jogadores que ocupem qualitativamente uma e outra posição e desempenhem as funções exigidas pelas mesmas. Daí poder sinalizar para a ascensão de um novo perfil para os jogadores de futsal. Perfil este que pode estar determinando o surgimento de "novas" posições: fixo/ala, ala/fixo, ala/pivô, goleiro/linha, linha/goleiro. Essa maneira de entender e praticar o futsal deve determinar um novo paradigma para ensiná-lo: a versatilidade.

A atenção na montagem da equipe se justifica na medida em que, técnica e taticamente, a equipe se suplementa, atendendo às diversas demandas do jogo: manutenção da posse de bola, ataque seletivo, marcação equilibrada, variação de manobras, rapidez nos contra-ataques, enfim, eficiência nas ações que permitirão à equipe atacar, defender e contra-atacar.

Diante disso, pergunto: qual seria o perfil dos jogadores, aptos para desempenharem essas novas posições?

a) O fixo/ala, contrapondo a idéia do fixo de função - exímio defensor (marcação, antecipação, desarme) e finalizador de meia-distância - sugere a idéia de um jogador que tenha características de ataque - drible, finalização próxima do gol, criatividade;

b) O ala/fixo caracteriza-se por somar qualidades defensivas às características ofensivas. Uma vez atuando como fixo, durante a partida, terá a mesma eficiência;

c) O ala/pivô é o jogador que transita entre as duas posições. Nesse espaço constrói seu jogo. É tão bom na retenção de bola quanto no drible e finalização. Ora criando ofensivamente pela ala, ora no pivô, como referência, ora compondo o setor defensivo.

d) O goleiro/linha é aquele exímio defensor (defesas, saídas de gol, pegadas) e ainda capaz de fazer o jogo de quadra - recepção, passe e, em alguns casos, finalização. É uma ótima opção ofensiva, pois dá à equipe superioridade numérica e posse de bola;

e) O linha/goleiro é o jogador de linha que reúne qualidades de goleiro. Logo, atuará, em determinados momentos, como um jogador de linha no gol. Em muitos casos, na ausência de um goleiro/linha as equipes são obrigadas a utilizar um linha/goleiro.

Note que, nas posições dos jogadores de linha, não se falou no fundamento passe. Subentende-se que tal habilidade específica é pré-requisito para qualquer posição no futsal. Na ausência do passe de qualidade (precisão), pouco ou nada restará à equipe fazer.

O surgimento dessas novas posições está estreitamente relacionado com o fato do futsal ser um jogo de movimentações constantes com e sem posse de bola. Por
conseqüência, os jogadores são exigidos para que atuem em diferentes posições e desempenhem funções múltiplas.

A narrativa acima exposta sinaliza para uma mudança de paradigma para os professores que ensinam crianças a jogar futsal. Contrapondo a equivocada especialização em cada posição, o novo paradigma é pautado na versatilidade. Essa versatilidade, não resta dúvidas, exigirá novas condutas pedagógicas.

A pergunta que se deve fazer é: como desenvolver a versatilidade nas crianças que aprendem futsal?

Faço algumas sugestões:

1. No ensino-aprendizagem do futsal, os professores devem evitar a especialização precoce da criança, em uma ou outra posição. Em contrapartida, deverão estimular a passagem por todas as posições;

2. Ainda na iniciação, deverão ser flexíveis quanto ao posicionamento dos jogadores (sistemas). Observem: alguns sistemas (2.2, por exemplo) limitam a exploração de espaços e criatividade. Nessa direção, é possível até criar novos e inusitados posicionamentos;

3. Desenvolver nas crianças que gostam de jogar no gol o jogo de quadra (recepção, passe e finalização);

4. Estimular que as crianças tenham vivências nas habilidades defensivas do goleiro; 5. Na aprendizagem da técnica todos devem aprender todas as habilidades específicas. Deve ser evitada a associação de algumas habilidades específicas a possível posição que o professor, precocemente, estabeleceu para a criança. Exemplo: os fixos - exímios defensores -, deverão antecipar mais vezes do que os outros jogadores;

6. Ter como objetivo capacitar o seu aluno a desempenhar com qualidade, até o final do período de iniciação, de forma gradativa, no mínimo duas posições. Lembre-se: tempo há de
sobra, pois as crianças iniciam por volta dos 5, 6 anos e saem dessa fase com 12, 13, 14 anos.

Sugiro, por fim, um breve exercício: tente associar alguns jogadores que disputam a Liga Nacional, ou que você conhece, com o perfil das novas posições dos jogadores de futsal.

Make a free website with Yola